Quando escutamos “sobre capilaridade” nos perguntamos o que é e qual é a importância da mesma na construção civil. A capilaridade é medida da quantidade de água que absorve uma argamassa. Indica, portanto, sua impermeabilidade. Quanto menor for a capilaridade, mais impermeável será a argamassa.
Paulo Moretti engenharia usufrui desse conhecimento para aplicar no que nós chamamos de Tratamento de paredes. Um dos problemas mais comuns que trazem uma enorme dor de cabeça é a infiltração que na maioria das vezes é causada pela umidade oriunda da capilaridade, fazendo com que apareça, popularmente dizendo, as famosas “bolhas na parede”.
O procedimento popularmente aplicado é o reboco com cal. O problema se encontra aí, pois a presença da cal sofre um processo de hidrólise (dissolução), danificando a massa de reboco. A solução então, se encontra na aplicação do reboco sem cal.
O reboco sem cal, não elimina a umidade, apenas deixa a massa resistente à mesma (umidade), a fim de evitar a translocação para fora (bolhas). É necessário fazer a aplicação de impermeabilizante específico (pressão negativa) para a solução do problema.
Após o reboco sem cal, a utilização do impermeabilizante, a sua parede está pronta para a pintura.
A perfeição de uma construção depende de detalhes no acabamento. Protagonista no assunto é a massa corrida, produto aplicado nas paredes após o reboco. Esse processo garante a nivelação corretas das superfícies, eliminando as imperfeições, além de permitir a melhor absorção das tintas.
É usada dois tipos de massas; a PVA e acrílica. A massa PVA é utilizada interiormente pois não é resistente à àgua. A massa acrílica do contrário, é usada externamente pois é resistente à àgua.
Na região onde foi aplicado o impermeabilizante, devemos fazer o uso da massa acrílica (inclusive no interior), afimde garantir a qualidade da pintura. Após esses procedimentos de precaução, a sua parede estará pronta para ser pintada e não lhe causará nenhum problema.

Se você se interessou e quer saber mais, entre em contato conosco.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *