A cal hidratada é um dos principais elementos das argamassas porque promove uma série de benefícios para a edificação.
Tem excelente poder aglomerante, assim como o cimento, que une para sempre os grãos de areia das argamassas.
A cal hidratada é extremamente fina e leve e por isso permite o preparo de maior quantidade de argamassa, com a redução do custo do m3.
Suas partículas muito finas, ao serem misturadas com água, funcionam como verdadeiro lubrificante, reduzindo o atrito entre os grãos de areia.
O resultado é melhor trabalhabilidade (ou liga), boa aderência e maior rendimento na mão-de-obra.
Mas as vantagens não param por aí:
a cal hidratada tem extraordinária capacidade de reter água em torno de suas partículas, formando na argamassa uma dupla perfeita com o cimento. As argamassas à base de cal hidratada têm resistência suficiente quanto à compressão e aderência, tanto para assentamentos como para revestimentos, para atender as normas técnicas.
Por ser um produto alcalino, a cal hidratada impede a oxidação nas ferragens e, também por essa sua característica, atua como agente bactericida e fungicida.
Além disso, evita que se formem manchas e apodrecimento precoce dos revestimentos; proporciona economia de tinta, pois permite acabamento mais liso e de cor clara; é compatível com qualquer tipo de tinta e outros acabamentos, como fórmica, lambris, papéis de parede, se respeitado o tempo mínimo de cura de 28 dias.
É importante ressaltar ainda que as argamassas à base de cal hidratada têm baixo módulo de elasticidade, ou seja, absorvem melhor as pequenas movimentações das construções e evitam, portanto, trincas, fissuras e até o descolamento (ou queda) dos revestimentos.
Não se pode deixar de frisar a notável durabilidade que a cal hidratada confere às construções.
Argamassas à base de cal hidratada podem durar centenas de anos, ou até mais. A cal hidratada é um produto de aplicação milenar, enquanto o cimento portland só foi inventado em 1824.

Se você tem alguma sugestão pra compartilhar, deixa seu comentário.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *