impostoderenda

Compra e venda devem constar na declaração do imposto de renda. Além disso  todo imóvel de propriedade do contribuinte deve constar.

Se você nunca declarou mas tem um imóvel – Declare-o agora e informe a data de aquisição. O valor total de bens que obriga alguém a declarar o IR é de R$ 300 mil (em 2015).

Se for financiado o imóvel e eu ainda não terminei de pagar, preciso declarar todo? – Não, declare somente o que foi pago por ano.

Reformas devem ser informadas? – Sim, toda reforma ou melhoria deve ser informada na declaração de IR.

A primeira coisa que deve ser feita é declarar corretamente e fazer um levantamento de dados. Documentos que comprovam a aquisição do imóvel, compromisso de venda/escritura, comprovante de pagamentos (inclusive de financiamento), contrato, demonstração de FGTS que foi utilizado para diminuir o saldo devedor.

Na declaração deve constar :

1 – Código do bem – se é prédio residencial, comercial, galpão, terreno, terra, sala ou conjunto, e outros;

2 – País da localização do imóvel;

3 – Discriminação: tipo do imóvel, endereço, registro (matrícula), data e forma de aquisição, nome ou razão social do vendedor, informação sobre condôminos, informações sobre usufruto (se for o caso) e valor pago no período (caso seja financiamento).

Um ponto importante é que se for a primeira declaração do contribuinte, é necessário somar os valores pagos até antes de 2015 (inclusive ITBI), benfeitorias realizadas durante o período, parcelas pagas se for parcelamento, amortização em caso de saldo de FGTS. Se tiver sido adquirido no ano de 2015, deixar esse campo com saldo ZERO.

Powered by WP Bannerize

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *