the-dollar-sign

Com esses tempos de crise, todos nós ficamos com pé atrás na hora de gastar dinheiro com qualquer coisa, imaginando se será algo inteligente a se fazer nesse momento.
Pensando nisso aqui vão algumas dicas de como investir em um imóvel na sitação que estamos vivendo atualmente.
Construir economizando

Para quem deseja economizar realmente na construção civil, o melhor caminho, em qualquer época, é a racionalização de projetos. Isso é, prever cada detalhe construtivo na fase de projeto, e para isso é importante várias consultas e conversas com seu arquiteto. Trata-se de ajustes no projeto para reduzir as perdas de materiais de construção. Um belo exemplo disso é dimensionar o tamanho do projeto de acordo com, por exemplo, o tamanho de cerâmicas de revestimento de pisos, paredes ou fachadas. Isso vai evitar gastos com recortes de cerâmica, que são, literalmente, dinheiro indo fora.

Outros exemplos de racionalização dão o uso de peças pré-moldadas, que evitam o excesso de concreto, dimensionamento de esquadrias no projeto de acordo com modelos que existem no mercado- evitando uso de peças sob medida que encarecem muito o preço total da obra, entre outros. Oportunidades é o que não faltam, afinal a construção civil do Brasil é uma das que possuem maiores níveis de desperdício no mundo todo.

 

É melhor esperar o mercado “melhorar”?

Não. A tendência é que haja uma equalização, um equilíbrio entre oferta e procura desta maneiram os preços devem subir. É um bom momento para comprar, desde que se tenha condições e que seja possível escolher o imóvel mais correto para a necessidade de cada um.

 

Como saber se estou fazendo um bom negócio?

Um bom negócio tem muitas partes e coisas envolvidas. O importante mesmo é saber que você fez a escolha certa, de um imóvel que atenda suas necessidades e também expectativas e que recebeu a ajuda certa. Em tempos difíceis, para quem tem um bom olhar mercadológico, pode ser um dos melhores momentos para efetuar ótimos negócios e encontrar as melhores oportunidades!
Mesmo aceitas pelas construtoras, evite fazer negociações que envolvam permutas, pois para a construtora pegar seu imóvel, com certeza o mesmo será muito depreciado. O melhor é tentar negociar uma parcela que caiba dentro do seu orçamento, prazos maiores para dar parcelas mais altas e assim conseguir se desfazer de seu antigo imóvel com mais tempo e mais tranquilidade. Com negociação envolvendo somente dinheiro as incorporadoras tendem a ser bem maleáveis. Vá em frente, pois crise é sinônimo de oportunidade.
O que é melhor: Comprar um Imóvel na baixa ou na Alta? Pergunte aos mais velhos que investiram com sabedoria e ganharam dinheiro ao longo da vida no mercado imobiliário…

Oportunidades de imóvel na Crise

O mercado imobiliário é historicamente um investimento muito rentável. Em poucos anos, um imóvel é capaz de se valorizar muito, sem que praticamente sejam feitas mudanças no mesmo, mas é um investimento arriscado para quem deseja construir uma reserva para enfrentar a crise. Isso porque, obviamente, em tempos de crise, o poder aquisitivo cai, e o preço dos imóveis acaba caindo muito, e se você investiu no mercado imobiliário em tempos de fartura, é possível que você tenha prejuízos caso deseje liquidar seu investimento em busca de dinheiro durante a crise, por isso a crise é o melhor momento para comprar imóveis, não para vende-los.

No mercado da construção civil, a lógica não é diferente: durante os períodos de grandes investimentos, os preços de materiais construtivos inflacionam fortemente, por causa da grande demanda, tornando a construção caríssima. Já nos tempos de estagnação, é possível barganhar preços de materiais e mesmo os honorários de profissionais, como engenheiros e arquitetos.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *