diarista 

Não sabemos dizer ao certo quando esse tipo de trabalho começou a ser feito, mas a primeira forma dele foi ligada ao sistema escravocrata de trabalho. Realmente, há um fundo de verdade, mas isso não é motivo para discriminação!

No Brasil, historicamente a relação era das cunhãs (indígenas que auxiliavam os europeus nos cuidadosdomésticos e na terra/cultivo) e depois com as africanas trazidas pra cá, chamadas de mucamas.

Hoje não há comparação aos tempos de escravidão, sua presença é fundamental nos lares para um bom funcionamento das famílias, muitas já são consideradas parentes de tão próximas pois cuidam e acompanham a mesma casa há anos.

A categoria com o passar dos anos atingiu elevação econômico bem alta, muitas falam mais de uma língua, trabalham durante o dia ou somente a noite, somente na cozinha ou na lavanderia, no Brasil ou no exterior por exemplo.

Ou seja, se atualizar sempre aumenta a possibilidade de sucesso na profissão, trazendo maiores chances de crescimento.

 

Na hora de contratar alguém pra trabalhar na nossa casa surge diversas dores de cabeça, afinal, estamos colocando alguém dentro do nosso lar.

A empregada doméstica recebe todo início de mês, já a diarista, nos dias que são trabalhados. Então, faça recibo sempre. Mas, se é estabelecido dias para os trabalhos, toda terça e quinta ou carga horário, pode ser considerado vínculo empregatício sendo pago no início do mês tendo 13º salário, férias e encargos.

Faça 10 entrevistas se for possível! Não tenha pressa, pense bem antes de contratar para não se arrepender.

Na hora de conhecer a candidata, observe tudo, seu jeito, forma de falar, pergunte sobre sua família, etc.

Se você tem filhos, deve colocar alguém que goste de crianças em sua casa. Se tem cachorros, deve ter alguém que os trate bem.

 

Powered by WP Bannerize

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *