planejamento

1 Defina o que você vai reformar para evitar mudanças depois da obra já ter começado.
Se você não souber o que vai fazer, vai acabar comprando coisas a mais sem ter definido quais cômodos serão renovados. Por isso, reflita com calma sobre o que será feito, pesquise referência e coloque tudo num papel.
É importante definir coisas básicas, por exemplo se o piso será frio ou quente, se será porcelanato nas paredes ou somente pintura, madeira ou cerâmica, se terá algo elétrico ou não.
2 – Faça um cronograma do projeto. Se possível, faça o quarto primeiro, depois a sala, depois a cozinha, e assim por diante. O que será feito em cada cômodo, etc, isso ajuda no orçamento do material e na mão de obra.
3 – Vá atrás de um profissional o quanto antes. Se a reforma não for algo muito simples, é recomendável que você vá atrás de um engenheiro ou arquiteto para auxiliá-lo. Além de aprimorarem o planejamento da obra, ajudam a definir os custos, prazos e podem dar dicas ou orientações que evitem problemas com a estrutura do imóvel. É bom pensar na opção de contratar esse profissional, pois pode ter um gasto inicial mas também evitam gastos desnecessários e compensam o investimento, já que tudo é feito da melhor maneira possível.
4 – Pesquise os custos de material e mão de obra. Faça uma cotação da quantidade de material que vai usar, pesquise o valor médio de reformas hidráulicas, elétricas, pinturas etc. Deve lembrar também que o pedreiro não faz tudo, muitas reformas precisam de profissionais especializados, e isso pode sair do seu planejamento inicial.
5 – Avalie o comprometimento da sua renda com os gastos com a obra. Dependendo da reforma, ela pode custar o valor de um novo imóvel. Vá com calma! Se os gastos não forem planejados, você pode ficar com um piso pela metade, só uma parte da casa pintada, ou coisa parecida. Analise o que será investido e o valor, todas as dívidas somadas não devem passar de 1/3 da renda mensal.
6 – Formas de pagamento, fique atento. Se houver a possibilidade de pagar à vista, melhor, já que a maioria dos proprietários de lojas de materiais de construção negociam melhores descontos e você se livra de contas depois.
Se não houver possibilidade de fazer à vista, tente poupar e esperar um pouco. Mas caso a reforma seja urgente, vale a pena arriscar um empréstimo para facilitar.

Powered by WP Bannerize

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *